Topo

Flávia Durante

Conheça Faith, a super-heroína gorda que terá gibi lançado no Brasil

Flávia Durante

12/10/2017 04h00

Faith tem o poder de voar (Foto: Divulgação)

A discussão sobre diversidade e representatividade entrou fortemente na cultura pop mundial. Fãs começaram a exigir personagem parecidos com eles no universo dos quadrinhos, filmes e séries que consomem. E os grandes estúdios e editora, – que não são bobos de perder público e dinheiro -, finalmente começaram a inserir mais personagens mulheres, negros, LGBT e asiáticos em suas produções.

Em 2016 foi a vez de Faith, uma super-heroína com o corpo fora dos padrões, ganhar uma HQ própria. O gibi tem roteiro da escritora Jody Houser, que já escreveu para a série de TV "Orphan Black" e para a versão HQ de "Star Wars Rogue One", e uma parceria de Francis Portela e Marguerite Sauvage nas artes. A revista será lançada no Brasil pela editora paulista Jambô.

Apesar de somente no ano passado ter ganhado sua própria revista, a personagem foi criada por Jim Shooter e David Lapham em uma série da editora norte-americana Valiant publicada em 1992. E o resultado da HQ solo tem sido bom de público e de crítica. Recentemente, Faith levou uma indicação aos Prêmios Eisner como "Melhor Série Nova".

Cosplayer de Faith na NYCC, convenção de HQ de Nova York (Foto: Reprodução)

O gibi conta a história de Faith Herbert, uma blogueira de cultura pop que sempre quis ser uma heroína, como as dos seus gibis favoritos. Depois de adquirir poderes especiais ela se transforma em Zephyr e ganha sua grande chance de se transformar em uma super heroína de Los Angeles.

Um ponto bem bacana é que em nenhum momento a autora cita seu biotipo, a inclusão é feita de uma forma bem natural, como deveria ser. O que não quer dizer que o fato não seja importante. A primeira super heroína gorda das HQs têm inspirado várias meninas e mulheres mundo afora. Principalmente as geeks e cosplayers que sentiam falta de ver pessoas como elas nas histórias que não fossem vilãs ou alívios cômicos. A importância dessa representatividade não tem preço!

A HQ "Faith" pode ser lida no Brasil em versão digital pela Social Comics ou em versão impressa pela loja Nerdz, onde está em pré-venda.

Capa da HQ Faith (Foto: Divulgação)

Sobre a autora

Flávia Durante tem 41 anos e é comunicadora, DJ e empresária nascida em São Paulo e criada em Santos. Desde 2012 produz a Pop Plus, feira de moda e cultura plus size, com média de público de 10 mil pessoas por evento. Ao longo destes 6 anos tem desmistificado conceitos e conselhos que mulheres (e homens também) vem ouvindo há décadas sobre os padrões da moda.

Sobre o blog

Um espaço para falar de mercado e moda plus size, beleza, acessibilidade, bem estar e autoestima.

Blog da Flávia Durante