Topo

Flávia Durante

Noiva, gorda e linda! Veja inspirações de vestidos para corpos plus size

Flávia Durante

25/08/2017 04h00

Juliana Ricci super mega diva (Foto: Arquivo pessoal)

Quando uma mulher vai se casar com festança não precisa pensar só no vestido, na decoração, no cardápio, nos convidados mas também em dieta! Em uma busca rápida no Google aparecem milhares de "dieta da noiva", muitas vezes com métodos bem duvidosos. Quem não se lembra daquela "dieta da sonda", um programa alimentar feito por cânulas no nariz? Tenso! Não são poucas as noivas que acabam passando mal bem no dia tão esperado por, além do nervoso de praxe, estarem fracas e mal alimentadas.

Já comentei no blog que não sou contra emagrecimento pois o "meu corpo, minhas regras" deve valer para tudo! Discuto sim o padrão único de beleza e a pressão com que o ~corpo perfeito~ é feito em todas as pessoas a todo o tempo, muitas vezes com métodos discutíveis e pouco saudáveis. Se a preocupação é com a saúde, como é aceitável uma dieta via sonda no nariz sem a pessoa estar de cama internada?

Porém algumas mulheres estão se libertando dessa pressão e se casando sem se submeter a sondas, jejuns e dietas milagrosas. "Não quis emagrecer para casar porque me sinto muito bem com o meu corpo e este sentimento está retratado para quem quiser ver no meu álbum de casamento", conta a fonoaudióloga carioca Juliana Ricci, que teve seu vestido confeccionado por Arthur Caliman. "A maioria das noivas faz dietas malucas e passa o resto da vida olhando as fotos e se cobrando o corpo que tinham na época do casamento", diz.

"É tanta coisa na hora de planejar uma festa de casamento que não dá nem tempo nem vontade de se preocupar com dieta", brinca a jornalista carioca Mariana Rodrigues, que já se casou no civil e está nos preparativos da festa, que acontece em setembro. Sua intenção era alugar um vestido pois na maioria das vezes sai mais em conta, mas nas melhores lojas os modelos vão no máximo até o 42. As poucas com o seu manequim 54 contavam com vestidos grosseiros e cafonas, então acabou recorrendo a um ateliê. "Desde a primeira prova a estilista me tratou com respeito e vem fazendo o vestido exatamente como eu sonhei", conta.

Camila Oliveira com o vestido que a escolheu (Foto: Arquivo pessoal)

A contadora e empresária paulista Camila de Oliveira já ouvia logo na porta das lojas que não havia ali vestidos do seu tamanho. Ela chegou a adiar o casamento algumas vezes pois odiava os vestidos que experimentava. Mas mesmo com a pressão da família se recusou a fazer dietas a jato. "Quando você veste algo que te faz se sentir noiva e tem a certeza que aquele momento será mágico, o que menos pensei foi em emagrecer", diz Camila. Depois de muito rodar por São Paulo, acabou encontrando um modelo no esquema "primeiro aluguel" com um custo de R$ 2.500,00, abaixo do que o corriqueiro, e ficou feliz com o resultado. "Acho que a teoria de que o vestido nos escolhe é real", conta.

Depois de postar fotos no Instagram @mzznaki ao lado do noivo magro, a enfermeira Mzznaki Tetteh, de Gana (África Ocidental)  foi ridicularizada e recebeu aqueles comentários carinhosos e sensíveis de sempre dirigidos a pessoas gordas. Mas nem por isso ela ficou em crise, entrou na faca ou se escondeu. Meses depois publicou fotos de seu casamento com um vestido com tudo a que tinha direito: branco, de véu e grinalda e cauda.

A publicitária paulista Andréa Gouvea teve uma celebração digna de Pinterest em um pub na Mooca com festa totalmente feita pelos amigos. O casamento com Diego foi em março deste ano e ela fica radiante até hoje ao contar a história. Seu vestido foi feito por uma costureira, sem estresse, sem valor elevado e do jeitinho que ela queria. "Sempre tem uma pessoa para sugerir uma dieta rápida pra você parecer mais magra no seu casamento. Eu queria ser a mesma mulher que fui no meu namoro e noivado", se emociona.

Diego e Déia em casamento de Pinterest (Foto: Arquivo pessoal)

Para escolher o vestido ideal para quem veste acima do 46, Déia aconselha: "faça da sua experiência um momento a se lembrar. Escolha seu vestido com amigas ou parentes que não te colocam pra baixo. Prove vários modelos e pesquise seu tipo de corpo". Ju Ricci complementa: "O vestido precisa traduzir quem você é e contar a sua história. Não sinta-se obrigada a agradar outras pessoas. A coisa mais importante de se ter em mente é que o vestido ideal não é aquele que é o mais caro ou o mais ornamentado e sim aquele que vai fazer você se sentir linda e muito feliz no dia do seu casamento."

Seja com vestido de aluguel, feito em ateliê ou por um estilista consagrado, o importante é conhecer bem o seu corpo, ser firme com suas escolhas e não fazer algo que possa comprometer sua alegria em um dia de festa.

A blogueira britânica Callie Thorpe (Foto: Reprodução/Instagram)

Sobre a autora

Flávia Durante tem 41 anos e é comunicadora, DJ e empresária nascida em São Paulo e criada em Santos. Desde 2012 produz a Pop Plus, feira de moda e cultura plus size, com média de público de 10 mil pessoas por evento. Ao longo destes 6 anos tem desmistificado conceitos e conselhos que mulheres (e homens também) vem ouvindo há décadas sobre os padrões da moda.

Sobre o blog

Um espaço para falar de mercado e moda plus size, beleza, acessibilidade, bem estar e autoestima.

Blog da Flávia Durante