Topo

Flávia Durante

Biquíni GG: mulher gorda vai usar estampa, brilho e fio dental neste verão

Flávia Durante

17/12/2017 04h00

Estampas coloridas (Foto: Ed Tavares)

Sou uma mulher caiçara de 40 anos e passei por vários os modismos de verão nos anos 80 e 90, mesmo os mais duvidosos. Biquíni asa delta, fio dental, cores flúor, tererê no cabelo, tatuagem de henna… Mesmo depois de 20 anos morando em São Paulo fico esperando cada verão imaginando quais novidades surgirão nas areias da praia. O fato de ter ganhado peso ao longo desses anos não diminuiu em nada a minha vontade de aproveitar cada minuto de sol. Nunca me escondi embaixo da areia por ter me tornado uma mulher gorda.

Mas infelizmente não é assim para boa parte das mulheres. A falácia do "projeto verão" propagada por muitas revistas, clínicas e academias que lucram com a insatisfação feminina fez com que muitas acreditassem que realmente só existe um tipo de corpo para se curtir a estação mais esperada do ano. Muitas só chegam até a beira da areia usando cangas, entram no mar de shorts ou mesmo inventam mil desculpas para não encarar aquela viagem de final de ano entre amigos. E depois se lamentam do tempo perdido.

É preciso entender que os recentes movimentos de valorização da autoestima feminina não são contra o que cada um faz com o seu corpo. Se uma mulher decide que aqueles 10kg a mais a incomodam e que quer perdê-los, a decisão é tão somente dela. O que não está certo é a propagação do ideal de que somente um biotipo é certo, bonito ou, acima de tudo, digno de respeito. Em muitos casos a pressão estética é mais maléfica para a saúde do que quilos acima do considerado ideal.

Como o meu Projeto Verão é usar o que der na telha, listei aqui peças consideradas tabus na moda praia e que aos poucos mulheres gordas, curvilíneas ou de seios fartos estão perdendo o receio de usar!

Estampas coloridas – (foto acima) A máxima de usar cores neutras ou preto para não chamar atenção caiu por terra. Ou areia. Você também tem todo o direito de usar as tendências como qualquer outra mulher.

Maiô Branco – Chiquérrimo na praia, clube ou cruzeiro. Pra quem sabe que arrasa.

Maiô branco (Foto: @madhoconcept)

Fio dental – Bunda branca é coisa do passado, a onda agora é bronzear quase pelado.

Fio dental (Foto: @femininaplussize)

Babados – "Se você tem seios grandes evite chamar a atenção pra essa região". Ah, tá…

Babados (Foto: @cachopabrasil)

Sutiã sem bojo – Bojos podem ser confortáveis mas deixam todo mundo com peito igual. Não seja obrigada!

Sutiã sem bojo (Foto: @foralltypes)

Cores chamativas – Maiô de natação do tempo da Esther Williams já era! Por que não o vermelhão Baywatch?

Decotes (Foto: @bambina.beachwear)

Listras horizontais – A dica mais manjada para se evitar. Usa listra horizontal sim!

Listras horizontais (Foto: @sizely.lingerie)

Cortininha – Com a lycra adequada e uma boa sustentação dá muito bem pra usar esse modelito adorado pelas brasileiras.

Cortininha (Foto: @femininaplussize)

Brilhos – "Gorda tem que disfarçar pra não aparecer muito". A gente quer é aparecer mesmo!

Brilhos (Foto: @lehonaplussize)

Tanga – "Dê preferência para modelos que escondam a barriguinha". Quem disse que todas querem? Plus size não vive só de hot pant ou sunquíni.

Tanga (Foto: @cachopabrasil)

Seja de maiô ou fio dental, curta bem o verão 2018! <3

Sobre a autora

Flávia Durante tem 41 anos e é comunicadora, DJ e empresária nascida em São Paulo e criada em Santos. Desde 2012 produz a Pop Plus, feira de moda e cultura plus size, com média de público de 10 mil pessoas por evento. Ao longo destes 6 anos tem desmistificado conceitos e conselhos que mulheres (e homens também) vem ouvindo há décadas sobre os padrões da moda.

Sobre o blog

Um espaço para falar de mercado e moda plus size, beleza, acessibilidade, bem estar e autoestima.

Blog da Flávia Durante